fbpx

5 motivos para criar uma Identidade e usá-la na comunicação da sua empresa

Provavelmente você já sabe sobre a importância de uma boa marca para assinar os materiais da sua empresa, mas o que provavelmente não sabe é que ela sozinha não é capaz de transmitir todos os valores, crenças e atribuições da corporação. Por isso, é tão importante a construção de uma identidade.

A Identidade de uma empresa corresponde às expressões visuais, verbais e não verbais. Além disso, está ligada a grupos de características sensoriais que podem ser identificadas como pertencentes aquela marca.

Por exemplo, a cor vermelha, a onda e o formato da garrafa da Coca-Cola e o design minimalista dos itens produzidos pela Apple são características de suas identidades.

Vale ressaltar que uma identidade não está ligada apenas ao visual. Um cheiro personalizado, um estilo musical e muitas outras interações sensoriais também podem integrar a identidade de uma marca.

Uma identidade forte constrói e dá coerência à comunicação das empresas com todos os seus públicos. Ajuda a iluminar o propósito da sua marca e expõe o que e como a ela quer se comunicar. Tudo de acordo com os ambientes em que está inserida!

 

Para esclarecer ainda mais esse assunto, separamos 5 motivos para você criar ou começar uma unidade na identidade da sua empresa, vamos lá:

 

1. Expressar corretamente os valores, crenças e ideias da empresa

Não adianta a sua empresa incentivar a redução da produção de lixo no planeta, sendo que as embalagens dos seus produtos são produzidas com fontes não sustentáveis, por exemplo. É preciso que todos os materiais utilizados na identidade sejam pensados de acordo com esse valor.

 

2. Universalizar o discurso da marca em todos os canais de comunicação

A maneira como uma marca se comunica verbalmente também é responsável pela construção da sua identidade. Imagine que você tem uma loja de “Pranchas de Surf” e o ambiente da sua loja é cheio das gírias “Bro” e “Radical”. Só que nas redes sociais, a sua marca utiliza termos como “Senhor” ou “Legal” nas peças de comunicação digital. Isso afeta negativamente a relação com o seu público, que se identificará com o ambiente, mas não com a marca nas redes sociais, por exemplo.

 

3. Criar e fortalecer a imagem de uma empresa

Aqui é importante deixar claro a diferença entre identidade e imagem.

Identidade corresponde a todos os aspectos que você projeta para que seu público reconheça a sua marca. Já a imagem refere-se à percepção que o público constrói ao ter contato com sua empresa.

Por exemplo, a identidade da empresa “Vale” comunica que ela se preocupa com aspectos ambientais e socioeconômicos dos locais em que ela exerce suas atividades. Porém a imagem que o público têm em mente é de uma empresa que não se preocupa com esses itens.

Então, a identidade é algo que precisa ser trabalhada de forma a projetar e manter corretamente a imagem da empresa.

 

4. Facilitar a criação de novos produtos ou serviços

Quando o seu catálogo de produtos ou serviços já possui características claras e aceitas pelo seu público, a chance de um novo produto ou serviço da sua empresa lançado no mercado ser um sucesso aumenta significativamente.

 

5. Agente multiplicador do valor de marca

O valor de uma marca é medido por diversos fatores. Um dos mais relevantes está diretamente ligado à memória das pessoas. Qual a lembrança que seus clientes têm com relação aos seus produtos e serviços?

A identidade entra como um agente importante para dar coerência na experiência que os consumidores terão com a sua marca. Fortalecendo o relacionamento e aumentando o engajamento do seu negócio!

Leave a Reply

Your email address will not be published.