Como vejo o futuro da minha empresa? Como enxergar o novo? Nós podemos colaborar com você neste momento de tomada de decisões!
Você já ouviu falar sobre Viés de disponibilidade?
O histórico de “Disponibilidade” é um fenômeno que pode resultar em um viés cognitivo, ou seja, é um padrão de distorção de julgamento que ocorre em situações particulares, levando à distorção perceptual, julgamento pouco acurado e interpretação ilógica. O que é amplamente chamado de irracionalidade, no qual as pessoas predizem a frequência de um evento, baseando-se no quão fácil se conseguem lembrar de um exemplo. É o caso de quando acontece um acidente de avião ou um fato de terrorismo por exemplo, gera pânico desnecessário, tensão, perplexidades e comentários dos mais diversos e infundados, causando ainda mais confusão sobre o ocorrido.
Diante do que estamos vivenciando, muito se fala sobre e alarmes desnecessários são disparados, colocando o empresário em situação de grande dúvida e perplexidade de como continuará o que estava e está construindo.
Você já se questionou diante de tudo o que estamos vivendo, o que é verdade para sua empresa?
Apurando os fatos reais, o que é possível fazer neste momento? Quais são os vieses possíveis?
Sabia que há um efeito muito importante em momentos de desequilíbrio de pensamento? O da “ancoragem” é também um viés cognitivo (atalho mental que leva a desvios de racionalidade e lógica, que distorcem o nosso julgamento) que descreve a comum tendência humana para se basear de forma intensa, ou de se “ancorar”, ou seja, confiamos demais na primeira informação que recebemos ou à uma característica ou parte da mesma, durante o processo de tomada de decisão. E temos uma tendência a utilizar a informação âncora de referência para avaliar todas as outras. Isso pode gerar um desvio na análise da realidade, porque não julgamos objetivamente e isoladamente, mas sim relativamente.
Um caso clássico é quando compramos um produto em promoção mesmo sabendo que está caro demais. Como o preço original (informação âncora) é ainda mais caro, utilizamos ele como base. Tentamos então nos dizer que fizemos um ótimo negócio.
Daí a importância de construir e focar numa trilha a ser percorrida nos próximos tempos, mas validar um caminho precisa ser calçado em informações precisas, em orientações seguras, em dados e atitudes que tomamos no passado.
Disse em um artigo anterior: A relação entre fazer algo e nada é infinita. Pois o maior indicador de sucesso são as ações testadas e implementadas. Não importa se foram e são pequenas ou grandes ações, é muito mais interessante neste momento rever o que já foi feito do que farão no futuro.
Este é um momento de reflexão e articulações. Portanto, trace um plano. Estabeleça submetas. Ocupe-se. Mesmo que a rota seja obscura, você usará o que já aprendeu dando aquele primeiro passo para seguir o próximo, por mais lento que seja.
O recurso mais precioso do mundo é a mente persistente e entusiasmada. Esta será a chave de conversão dos próximos tempos, do futuro.
Todas as ferramentas psicológicas e tecnológicas exponenciais acrescentam alavancagem física aos negócios, a combinação entre elas permite que os empreendedores se tornem forças disruptivas. Mas é certo que nossos cérebros não evoluíram a ponto de processar mudanças rápidas em situações de vulnerabilidade.
Mas é preciso organizar os pensamentos para tomar decisões, vamos lá:
1 – Pensamento centrado no cliente;
2 – Correr e atenuar riscos;
3 – Interação rápida e experimentação incessante;
4 – Pensamento racional otimista;
5 – Entusiasmo e propósito.
Como você acha que podemos colaborar para sua empresa neste momento?
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