fbpx

Como fazer a setorização do meu comércio?

Pensar em espaço comercial é pensar em como torná-lo um passeio propício às vendas. Isso é setorização. 

Ambientes comerciais devem ser tratados como uma extensão da casa do cliente. Fazendo com que ele se sinta à vontade e que o relacionamento com a sua marca seja o mais prazeroso possível. 

Tratando-se de uma loja, no hall de entrada é preciso criar espaços convidativos. Isto é, com ofertas, novidades e novos produtos, a curiosidade deve ser ativada neste espaço.

Criar encantamento é outro ponto que não se pode deixar passar. Que tal expor as mercadorias criando a sensação de como as pessoas ficariam utilizando aquele conjunto de roupas, sapatos e acessórios? Ou então como aquele produto ficaria na casa do seu cliente. 

O objetivo da setorização é criar desejo pelo produto.

Quando passar pelo seu espaço comercial, observe se as mercadorias têm uma sequência lógica de compra.

Nos supermercados, por exemplo, onde é comum encontrar na sessão de massas a seguinte ordem: macarrão, molhos e queijos. Tecnicamente chama-se “Cross Merchandising” –  uma técnica que tem como finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo, destacando-os entre os demais (merchandising). Isso facilita para que o consumidor não se esqueça de nenhum item e aumente o ticket médio.

Lembre-se que na setorização, a circulação deve ser fluída, nada de obstáculos ou mercadorias mal posicionadas que dificultem o fluxo das pessoas dentro da loja e por consequência prejudiquem as compras. 

Há vários anos projetando espaços comerciais, temos a preocupação de fazer a imersão de como o cliente faria a compra dentro da sua loja. Pensamos na “dor” e no fato de que nenhum obstáculo pode atrapalhá-lo no momento de passeio pelo comércio. 

Outros pontos de contato também são importantes como atendimento, fachada, iluminação, climatização e pintura, pense nisso! 

Seu ambiente comercial está adequado e aconchegante? Precisa de uma atualização para mostrar que na sua empresa o cliente vem sempre em primeiro lugar? Nós podemos te ajudar! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.