fbpx

Comunicação visual aliada ao design comercial

Já parou para pensar o que seria de nós se não pudéssemos identificar pessoas ou coisas a nossa volta? E se sua empresa não pudesse ser vista por outras pessoas? Isso de fato aconteceria se não utilizássemos a comunicação verbal e visual.

Nós da Gera Brand trabalhamos com Branding que, de uma forma simplificada, é a união de ferramentas como o planejamento estratégico, criação de conteúdo, marketing digital e o design para melhorar ou aprimorar todos os pontos de contato de uma marca, criando uma relação mais concreta com seu público. Isso faz com que ela seja vista, sentida e explorada de forma natural. A comunicação visual, por sua vez, parte do design e é toda forma de se comunicar utilizando elementos visuais, sejam eles signos, fotografias, desenhos, vídeos ou infográficos.

Para que uma comunicação visual seja eficiente, existem muitos aparatos técnicos que precisam ser levados em conta e testados por um profissional capacitado, como em uma placa. A fachada, por exemplo, implica a escolha das cores, formas, medida e espessura dos caracteres, altura, distância para o olhar e ângulo de visão, elementos visuais e também, é claro, harmonia com o ambiente.

A Vivo é um bom exemplo de alinhamento do espaço com o visual de forma coerente e atraente, levando muito que foi dito em conta.

Estamos cientes que ambientes projetados para serem agradáveis, criativos e/ou marcantes instigam os clientes. Em lojas e restaurantes, o cliente é levado ao consumo, enquanto em escolas e empresas, a criatividade é estimulada; e é o design de interiores que tem a função de proporcionar essas sensações. Um bom projeto de design aliado à comunicação visual instrutiva tem o poder de completar este projeto, conduzir as pessoas ao entendimento do espaço e potencializar o que foi garantido através da ambientação.

Uma empresa que tem se destacado nesse sentido é a gigante Riachuelo, que mudou sua identidade há pouco tempo e tem adaptado todos os pontos de contato da marca, construindo um ambiente agradável que se comunica de forma coesa com o público não só visualmente mas, também, sensorialmente, através de aromas e sons.

Isso garantiu a ela nos últimos anos um forte crescimento, consolidando-a em segundo lugar do seu segmento, ficando atrás apenas da C&A. Só no ano de 2017 a empresa aumentou seu lucro em incríveis 900%.

Para alcançar resultados favoráveis, é importante a escolha de bons profissionais que levarão todos esses fatores em consideração. Até porque, um trabalho mal executado pode ser um forte tiro no pé para o seu negócio e irreversível dependendo do estrago. Vale ficar alerta.

Eder Maiela
Designer

Confira mais do projeto do Wande aqui! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.