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Cuidado com a fachada: ela é seu principal cartão de visitas!

A fachada de uma empresa diz muito sobre como ela age e pensa no mundo corporativo. Linhas modernas, elementos decorativos atraentes, cores e iluminação são expressões de como a empresa se posiciona no mercado. De outra forma, quanto mais suja, sem expressividade e impacto visual, maior será o impacto negativo causado no público, afugentando os clientes e comprometendo o fluxo de caixa.

 

O que está cravado no DNA de uma empresa, ou seja, como pensam e agem seus proprietários e funcionários é o que chamamos de essência da marca. Claro que o interior de uma loja, escritório ou consultório é um capítulo a parte que trataremos oportunamente, entretanto, é importante lembrar que a experiência de uma marca abrange todos os seus pontos de contato, desde identidade visual até fachada e interiores. Nesta reflexão, trataremos especificamente da fachada comercial.

 

A função do Design Comercial no mundo corporativo é transformar fachadas simples em extraordinárias, principalmente porque elas são a principal porta de entrada para um negócio. Quanto mais atrativa for a fachada, mais oportunidades serão geradas.

 

Imagine que você irá a uma festa incrível e um dos detalhes a ser tratado será a roupa, o sapato e os acessórios. Tudo tem que estar em perfeita sintonia e claro, combinando entre si. É assim que a fachada deve ser, afinal, ela é a expressão máxima nos Pontos de Venda – PDV. Não iremos à festa com um sapato de determinada cor só porque ele está parado no guarda-roupa. Se não há sincronia, não serve!

 

É comum escutarmos em nossas consultorias que é melhor investir em produtos do que em fachada ou que a mudança da fachada irá afugentar os clientes porque eles estão acostumados daquela forma! Para conquistar um novo público e, consequentemente, mais vendas, não se pode pensar de forma tão pequena.

 

Quando o cliente passa de carro em frente ao seu ponto comercial, ele tem menos de 10 segundos para observar e fazer o cérebro entender que a fachada é linda ou criativa. Isto refletirá de forma direta nos produtos que ela comercializa. Esta relação de empatia trará pregnância, uma das regras de atratividade de novos consumidores, que significa que ele irá reter boas percepções  sobre a loja e lembrará dela quando precisar dos seus produtos ou serviços.

 

Observe se a pintura da sua fachada está desgastada,  se o conjunto de letreiros ou comumente chamados de letra caixa, estão à espera de algum cuidado. A iluminação e os toldos estão em perfeita ordem?

 

Para ter uma visão mais assertiva do visual da sua loja, faça um teste: fotografe sua loja de diferentes ângulos da calçada onde ela está e faça o mesmo do outro lado da rua. Passe em frente dela com o carro, observe o que se vê na altura dos olhos do motorista e do passageiro. Reúna estas fotos e terá um diagnóstico bastante revelador. Isso deverá ser feito com fotografias, pois o olho engana bastante, fazendo a gente enxergar apenas o que queremos ver. Com a fotografia isso não acontece.

 

Em nosso portfólio, transformamos muitos negócios apáticos e definimos  um novo posicionamento de mercado. Vamos conversar sobre a sua fachada, entender quem é o seu cliente, o que ele pensa, como seu segmento de atuação está agindo? Vamos criar algo criativo e, o que é melhor, de baixo custo e alto impacto visual?

 

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