fbpx

A importância da cor

Existem diversas teorias acerca das cores e sua influência. Alguns defendem que as cores são como um símbolo relacionando-se psicologicamente conosco, ultrapassando os quesitos estéticos. A definição da cor é dada por um fenômeno em que os raios luminosos vão até a retina e estimulam os nervos ópticos ligados ao cérebro.

A partir das cores temos um leque criativo de possibilidades para transmitir uma ideia, uma expressão atemporal compreendida por todos. O uso das cores com sabedoria em um projeto pode transformar o ambiente por completo; a psicologia das cores pode relacionar a forma como a cor é percebida pelo indivíduo e as reações que irá gerar em quem entrar em contato com ela.

As influências e significados das cores dependem da cultura do indivíduo. Todo esse processo ultrapassa o espaço físico, os elementos existentes no ambiente, a iluminação, os mobiliários, a cor da parede e pisos exercem influência no comportamento do usuário, podendo otimizar ou atrapalhar a experiência de contato com o ambiente. É um conjunto de sensações táteis, visuais e auditivas.

Pensando nos padrões dos dias atuais, podemos exemplificar algumas situações;

No interior dos aviões, os tons de amarelo e café devem ser evitados, pois podem produzir enjoo; já as cores vibrantes e alegres, estimulam o apetite,por isso grandes marcas de restaurante possuem os logos nesses tons. Mas, devemos pensar sempre na essência da marca para adequar o ambiente de modo a criar um vínculo com o cliente. Se desejamos a aceleração de consumo ou o relaxamento para maior permanência no ambiente.

Embora não pareça, as cores escolhidas influenciam diretamente no comportamento do consumidor dentro do ambiente, sendo muitas vezes decisivas para sua permanência ou partida. Por meio delas, o cliente pode até mesmo fazer um breve juízo da loja, analisando se deve ou não frequentá-la e consumir seus produtos, consequentemente.

Por isso, fique atento à escolha de cores para seu ambiente. Não fugir das paletas de cores determinadas no projeto é importantíssimo para  delinear a estratégia do local e trazer prazer e conforto ao cliente.

 

Rodrigo Casari

Designer de Interiores

 

Foto: Fachada Mastersol, 2017. Confira mais do projeto da Mastersol aqui! 

Leave a Reply

Your email address will not be published.