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Mais que o valor de uma marca, os valores de uma marca

Fala-se muito em quanto vale uma marca e o que se espera como resultado financeiro do trabalho de Branding. Resultados e valor de mercado de uma marca são mensuráveis, porém, acredito que o maior ganho de uma empresa que decide pelo Branding está longe de ser calculado.

 

O processo para delinear uma boa estratégia de Branding tem início com um diagnóstico de marca que avalia mercado, concorrência, objetivos, elenca stakeholders, mas, executa especialmente uma análise em profundidade dentro da organização,  promovendo um verdadeiro mergulho de auto-conhecimento. Este processo de olhar para si é o que possibilita o encontro com valores, parâmetros e o verdadeiro sentimento que move as engrenagens diariamente.

 

É gratificante ver o encontro dos CEOs com suas verdades; verdades estas que estão presentes, mas não foram geridas. O Branding não é responsável por criar, pois a empresa é o que ela é e, se for forjada uma realidade, ela não se sustentará por muito tempo. Por este motivo, para gerar valor para uma marca, todo o trabalho deve ser baseado em seus valores. Tê-los bem delineados traz segurança a todos que se relacionam com a marca, desde os colaboradores até a comunidade.

Este é o verdadeiro ganho do investimento em Branding, é a percepção de que valores consequentemente geram valor.

 

Janaína Silvani

Diretora de planejamento

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