fbpx

Você sabe o que é branding e o que ele pode fazer pela sua empresa?

Falar de Branding não é um assunto muito comum. Essa forma de trabalho de gestão de uma marca tornou-se mais popular na última década. Um misto de design, marketing e administração que tem como norte a gestão estratégica para o sucesso da marca.

Oriundo do Design estratégico nos anos 90, Branding é um composto de muitos rumos para marca, negócio e comunicação. Tem como premissa a definição clara do propósito da marca – é a razão porque sua marca existe.

Não apenas o que a empresa faz ou os benefícios dos seus produtos, mas sim como ela pretende contribuir para melhorar a vida das pessoas. E para um mundo melhor, alia consumidores e toda cultura organizacional. Podendo ser definida ou redefinida quando se faz um trabalho de posicionamento estratégico.

Branding vai refletir diretamente no seu negócio. Lembrando que “Negócios” é uma palavra que vem do Latim – Nec e Otium – “aquilo que não é lazer”, ou seja, que se realiza com fins lucrativos. Hoje os consumidores sabem o que desejam comprar sem a influência da propaganda, que antes conduzia o sentido de desejo.

Dessa forma, as marcas devem fazer sentido na vida das pessoas. Tornar-se relevante a ponto do público desejar, recomendar e recomprar seu produto ou serviço.

“Toda marca tem uma história a contar.”

Uma peça automotiva deve apresentar-se de forma robusta e forte. Já um produto voltado para o bebê, o carinho e o cuidado devem ficar evidentes, assim como quando vemos um produto na prateleira e mesmo sem tocá-lo, entendemos qual o sentido que ele quer dar em nossas vidas. 

Isso chama-se personalidade da marca – o que é e como é percebida pelo público. Quando deixa claro o que ela faz por mim, proporciona uma experiência em todos os pontos de contato. Nada adianta a marca propagar que é ágil se me deixa esperando num contato telefônico, por exemplo. É importante então dizer que a marca “fala”. 

No Branding após definido o seu propósito, trabalhamos três focos: Personalidade, Experiência – a promessa de que o nome cumprirá compromissos junto aos seus públicos e a Comunicação – adequada para consolidar quem é a sua marca no mercado.

Esses são drivers do Branding que geram valores aos negócios, impactos positivos para uma marca na mente do consumidor. Outro item importante na vida das empresas é a Inovação. Inovar no Branding é crucial para o sucesso e permanência da mesma no mercado, e claro, em abrir novas oportunidades. 

Em um mundo globalizado, a inovação é essencial para avançar em novas frentes, seja nos produtos, serviços, no modelo de negócio ou nos processos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.