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Por que investir em comunicação é tão importante nos tempos de crise?

Por que investir em comunicação é tão importante nos tempos de crise?

Crise é a palavra mais falada, comentada e temida dos últimos anos. Seja em filas de bancos, supermercados ou reuniões com amigos e famílias, todos falam de crise. Portanto eu te pergunto: investir em comunicação pode ser considerado um gasto?

E você com certeza já parou para pensar em como atrair novos clientes em tempos tão duvidosos, certo? É exatamente aí que entra a comunicação eficaz.

Investir em um sólido projeto de comunicação, principalmente durante uma crise, é se adiantar à frente dos concorrentes. É se manter forte diante à fraqueza do mercado! Digo isso, pois, você já percebeu que grandes e renomadas empresas, mesmo em tempos difíceis, não deixam de lado os anúncios, publicidade e comunicação no geral? Isso acontece porque elas entendem e compreendem que é preciso fortalecer cada vez mais o vínculo com os públicos. E mais: atrair novos consumidores.

O projeto de comunicação mostra aos seus clientes o quanto você se importa e está ao lado deles. Inclusive nos momentos difíceis como as crises econômicas.

A famosa frase “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido quanto nos cenários atuais. O setor de comunicação que atende uma empresa, é responsável por fazer seu público se sentir seguro e confiável com relação à sua marca, ou seja, faz seu nome ser lembrado pelos consumidores!

Mas além de comunicar, o departamento de comunicação é incumbido de traçar metas, prever ações futuras, lidar com crises e claro, ter visão a médio e longo prazo. Tendo em vista o destaque em um mercado cada vez mais exigente, competitivo e pulverizado.

 

Investir em comunicação também é trabalhar com inovação?

Muitas são as dúvidas sobre o futuro das marcas e empresas e muito se fala em inovação, certo? Estar próximo do consumidor, entender quais são os pontos de “fricção” no relacionamento – atendimento, preço, comodidade, novos produtos… existem muitos pontos que podem ser decisivos para que seu cliente se vire ao seu concorrente.

Estamos falando com consumidores que querem saber qual é o “Propósito” da sua marca. O consumidor atual passou a comprar de empresas que se posicionam no mercado. Que mostram claramente a que veio, o que atende e o que pretende. E não somente vender produtos de forma mercantilista.

Quando se fala em inovação, você precisa deixar claro em sua comunicação de que maneira o seu negócio contribui para uma sociedade melhor, ou seja, informar!

Isso ainda pode ser entendido como: “dor” e “oportunidade”, pois geram informações relevantes para a empresa, formando assim um banco de dados acionáveis e assertivo a favor da empresa, dos produtos e do relacionamento com o consumidor.

E a comunicação está totalmente ligada a esse fator. A sua chance de antecipar e resolver possíveis conflitos, por exemplo, é investindo em comunicação. Do mesmo modo que o consumidor gosta de se sentir acolhido, a sua marca precisa agir de maneira humanizada.

Boas estratégias de comunicação transcendem gerações, ou seja, o que a sua empresa comunica e faz hoje, interfere diretamente no amanhã.

E aí, quando a crise passar, a sua marca será lembrada ou cairá no esquecimento?

Lembre-se: investir em comunicação não é gasto.

 

Texto por: Natasha Amaral com contribuição de Marcelo Silvani.

Natasha Amaral

Redatora

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