fbpx

Workshop “Inovação e Criatividade nos Negócios” reúne empresários para instigar a criatividade

Dar a possibilidade de criar conexões mentais entre empresários foi um dos objetivos do 1º workshop de Inovação e Criatividade nos Negócios, que aconteceu na última terça-feira (29), no espaço Gera Lab. O encontro reuniu empreendedores de Sorocaba e região.

O workshop ministrado pelo convidado, o designer Dr. Cristiano Alves, busca criar e gerar ideias a partir de técnicas que instigam a imaginação do ser humano. Durante o período, os empresários foram divididos em três equipes e cada um compartilhou com o grupo algum sentimento ou história de um brinquedo da infância.

De acordo com Cristiano, todo mundo nasce criativo, mas conforme o mundo ensina a viver rotinas metódicas, perde-se o processo de criação. “Lembrar de quando éramos criança é uma das maneiras de resgatar a inocência e trabalhar no processo criativo para inovar. A criança não tem medo de errar e o problema do adulto é justamente esse: o receio de arriscar”, declara.

“Lembrar de quando éramos criança é uma das maneiras de resgatar a inocência e trabalhar no processo criativo para inovar. A criança não tem medo de errar e o problema do adulto é justamente esse: o receio de arriscar” – Dr. Cristiano Alves

Um dos pontos apresentados por Cristiano, é de uma estimativa que até 2022, a criatividade passará de oitava para a segunda competência mais procurada pelas empresas. A primeira será “solução de problemas complexos”, que precisará de criatividade. Além disso, segundo a empresa DELL Technologies, até 2030, 85% das crianças de hoje, trabalharão em profissões que ainda não existem.

O empresário e músico Rogério Koury, do Conservatório Musical Rogério Koury, participou do workshop e acredita ser de extrema importância estimular a criatividade no mundo dos negócios. “Perdemos nossa capacidade de criar e inovar por cair na correria da rotina e nesse encontro pude trocar conhecimentos, ideias e experiências com outros profissionais, só tenho a ganhar com isso”, comenta.

Na foto Rogério Koury e Rafael Belmejo Marques da direita para esquerda – Foto por Natasha Amaral

 

De acordo com a nutricionista Márcia Mendes da empresa Nutrifam, nos dias de hoje, os clientes são muito dinâmicos devido à internet. Ela também ressaltou que participar do workshop foi importante pois pôde reservar um tempo para focar no próprio negócio e gerar insights produtivos. “Além de pensar em inovação, conheci outros empresários e trocamos ideias para nossas empresas, esse workshop foi importante para todos nós”, afirma a empresária.

Se abstrair dos paradigmas e se permitir inovar é o primeiro passo para o amanhã desejável. É preciso aflorar a criatividade que se perde ao longo do tempo e criar novas possibilidades.

 

Atividade ministrada pelo Dr. Cristiano Alves – Foto por Natasha Amaral

 

Empresas criativas são inovadoras, superam as expectativas dos clientes, estabelece estratégias variadas, promove adaptações às necessidades internas e externas, modifica produtos e potencializa soluções de problemas, se destacando dos concorrentes por se diferenciar do mercado convencional.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.